Criai Paraná 2019 | Todos os direitos reservados.

  • Criai Paraná

Criai aprova projetos prevendo benefícios para crianças e adolescentes com autismo



Os integrantes da Comissão que Defende os Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) se reuniram no final da tarde desta terça-feira (07).


Foram discutidos projetos relacionados, principalmente, à melhoria da qualidade de vida, locomoção e aprendizado de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista. Os quatro projetos discutidos tiveram pareceres favoráveis da Comissão.


“Debater estes assuntos faz com que a população se atente aos problemas de inclusão, socialização... que essas pessoas enfrentam. E os projetos em pauta, nesta tarde, buscam alternativas que podem ajudar tanto a vida dos portadores de autismo como das suas famílias”, disse o deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Criai.


A audiência pública sobre “Adoção e Apadrinhamento Afetivo”, marcada para o dia 22 de maio na Alep, também foi assunto. Eles aprovaram o diploma de reconhecimento que será entregue às empresas parceiras da Criai.


Na reunião, foram discutidos os seguintes projetos:


1) Projeto de lei nº40/16 de autoria dos deputados Professor Lemos e Márcio Pacheco que dispõe sobre a criação de implantação de centros avançados de estudo e capacitação de educadores da rede pública de ensino no Paraná para inserção escolar de alunos autistas;


2) Projeto de lei nº166/19 de autoria dos deputados Delegado Francischini e Márcio Pacheco sobre a obrigatoriedade de realização de Sessão de Cinema adaptada para crianças e adolescentes autistas ou portadores de Síndrome de Down e suas famílias;


3) Projeto nº168/19 de autoria dos deputados Márcio Pacheco e Evandro Araújo que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista;


4) Projeto de lei nº 48/19 de autoria do deputado Anibelli Neto que dispõe sobre a inserção do símbolo de conscientização do Transtorno do Espectro Autista nas vagas de estacionamento preferenciais reservadas aos portadores de deficiência.




6 visualizações
BOTAO DO PANICO.png
  • Facebook