Criai Paraná 2019 | Todos os direitos reservados.

  • Criai Paraná

Disque 100 recebe 50 denúncias de crimes sexuais contra menores por dia



Você sabia que o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) recebe quase 50 denúncias por dia relatando crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em todo o Brasil? Um número considerado alto pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e que pode ser ainda maior, já que muitas das vítimas não registram a denúncia.


Segundo dados divulgados, recentemente, pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Disque 100 recebeu 76.216 denúncias no ano passado envolvendo crianças e adolescentes. 17.093 desse total foi referente à violência sexual. A maior parte delas é de abuso sexual (13.418 casos).


Só nos primeiros meses deste ano, são 4.736 denúncias recebidas de violência sexual segundo a ministra Damares Alves. “A maior parte desses crimes ocorre dentro de casa. São provocados por mães, pais e padrastos na maioria das vezes. Isso é revoltante e temos que criar meios para proteger nossas crianças, incentivar para que as denúncias sejam registradas na polícia”, disse o deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Comissão que defende os direitos da criança, adolescente, idoso e da pessoa com deficiência (Criai) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).


De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de violência sexual no país somaram 184.524 ocorrências entre 2011 e 2017. Mais de 58 mil foram contra crianças (31,5% do total) e mais de 83 mil (45%) contra adolescentes. Quase 70% desses casos aconteceram dentro das casas das vítimas.


No caso das crianças, a maior parte era do sexo feminino (74,2% do total), tinha idade entre 1 e 5 anos (51,2%) e era negra (45,5%). Um em cada três casos tinha caráter de repetição. Em 81,6% dos casos, o agressor era do sexo masculino e, em 37% deles, o autor do crime tinha vínculo familiar com a vítima.


DENÚNCIA - Em geral, a denúncia começa pelo Conselho Tutelar, mas também é possível ir direto para uma delegacia da mulher ou delegacia comum, porque é necessário ter um boletim de ocorrência para o processo fluir. O ministério disse ainda que o Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados e que as ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. Segundo o ministério, o serviço atende também a graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou em curso, acionando os órgãos competentes, o que possibilita o flagrante.

13 visualizações
BOTAO DO PANICO.png
  • Facebook