Criai Paraná 2019 | Todos os direitos reservados.

  • Criai Paraná

Ministra Damares Alves assina protocolo de intenções em defesa de crianças e adolescentes



A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve, nesta segunda-feira (12), em Curitiba, para uma série de compromissos. O governador Ratinho Junior, o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, juntamente com a ministra, assinaram, durante a tarde, no Palácio Iguaçu, dois protocolos de intenções que visam fortalecer as ações em defesa da mulher e de crianças e adolescentes.


Um deles é relacionado à uniformização do encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher decorrentes do Disque 100 e Ligue 180. O objetivo é agilizar medidas protetivas. O segundo visa a implementação de ações integradas para a capacitação e formação continuada para o fortalecimento e a efetividade do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Com o convênio, os governos federal e estadual fortalecerão o apoio recíproco a programas como o Criança Protegida e a Força-Tarefa Infância Segura de Prevenção e Combate a Crimes Contra a Criança.


“A gente tem que aprender a ler os sinais das crianças que são vítimas de violência que, hoje, estão se suicidando, se automutilando. O protocolo que a gente assina aqui, hoje, é a maior de todas as obras: que é cuidar das nossas crianças”, explicou a ministra. A ministra Damares Alves destacou ainda que a criança deve ser agente ativo nesta rede de proteção e a educação sexual na escola tem que ser feita para empoderar a criança para que possa identificar os sinais de abuso e se defender. Uma das ações, segundo ela, é o desenvolvimento de um material que deve ser aplicado nas escolas já no ano que vem.


“Temos que unir forças e apoiamos esta iniciativa, pois entendemos que temos que implementar ações integradas para capacitação e fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai).


Em seguida, a ministra Damares Alves concedeu entrevista coletiva no Salão Nobre da Assembleia Legislativa (Alep) e, na sequência, recebeu o título de Cidadã Benemérita do Paraná.

3 visualizações
BOTAO DO PANICO.png
  • Facebook