• Criai Paraná

PL Semana “Detox Digital Paraná” é aprovado pela Criai



A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei (PL) nº 530/19 de autoria do deputado Cobra Repórter, que institui a Semana “Detox Digital Paraná”, de conscientização e prevenção para desintoxicação dos efeitos do mau uso do meio ambiente digital. O projeto foi apreciado na reunião realizada nesta segunda-feira (28), na sala de reuniões Arnaldo Busato, após sessão plenária.


“É preciso alertar as famílias paranaenses acerca das fragilidades e superficialidades no convívio e contato entre pais e filhos, devido ao uso exagerado das tecnologias digitais no ambiente familiar e social”, disse o deputado Cobra Repórter, que é presidente da Criai. Lembrando que esta é uma das ações do Programa Reconecte - Detox Digital Brasil e Paraná, lançado em 04 de julho em Brasília pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O Paraná foi o primeiro Estado a fazer a adesão ao Programa.

O projeto de lei nº 22/19 da deputada estadual Cantora Mara Lima para que seja criada uma campanha dos golpes financeiros provocados contra idosos também foi apreciado e aprovado. Vale ressaltar que os golpes em bancos são mais frequentes em pessoas idosas! Conforme dados do disk 100, foram 745 casos em 2017 no Paraná e 832 casos em 2018. Estes números compreendem somente as violações financeiras diretas e denunciadas.

Outro projeto com parecer favorável foi o de nº 116/19 de autoria do deputado Artagão Junior que institui o dia 15 de maio como o Dia de Tecnologia e Dignidade Humana no Estado do Paraná. Ele estabelece os requisitos e procedimentos técnicos e pedagógicos indispensáveis à mobilização social, visando a prevenção à adição, à erotização infantil e ao aliciamento de crianças e adolescentes na rede mundial de computadores e revoga a Lei nº 18.572, de 24 de setembro de 2015.


O projeto de lei nº 639/19 também esteve em pauta e foi aprovado. A autoria é do deputado Cobra Repórter e ele concede Título de Utilidade Pública ao Ministério de Missões e Adoração Interdenominacional do Brasil (MMA) com sede em Londrina.

0 visualização
BOTAO DO PANICO.png

Criai Paraná 2019 | Todos os direitos reservados.

  • Facebook