• Criai Paraná

Presidente da Criai alerta sobre queda nas denúncias de violência contra crianças durante pandemia



“O 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil pela Lei Federal 9.970/00, já passou, mas a gente continua falando sobre o tema no site da Criai.

Desta vez, é sobre um alerta da secretaria estadual de Segurança Pública sobre denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A secretaria divulgou dados mostrando que o número de denúncias registradas relacionadas ao crime, por meio do Disque Denúncia 181, teve queda durante o período de isolamento social”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é o presidente da Comissão que Defende os Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) na Assembleia Legislativa do Paraná.


De acordo com o levantamento, durante o tempo contabilizado, de 16 de março a 15 de abril deste ano, foram registradas, em todo o Estado, 129 denúncias via Disque Denúncia 181, sendo 25 de abandono, 28 de abuso/exploração sexual e 76 de violência. Já durante no mesmo período do ano passado foram registradas 144 denúncias de violência contra crianças e adolescentes, sendo 25 de abandono, 45 de abuso/exploração sexual e 74 de violência.

O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, ressalta a importância da denúncia. “A queda no número de denúncias não significa apenas queda no índice do crime.

Pode ser também que a população está denunciando menos. Para nós, é de extrema importância a denúncia, para que possamos agir como força de segurança. É importante esclarecer que qualquer pessoa pode denunciar um crime, seja um vizinho ou parente, caso a vítima não consiga”, disse.


Ele ainda completa que, devido ao isolamento social, as indicações de ocorrências criminais ficam mais evidentes. “Se ouvir algo estranho, presenciar ou desconfiar, entre em contato conosco via 181, de forma totalmente anônima, que nós iremos investigar e colaborar para solucionar a situação, e coibir que outros crimes como estes continuem acontecendo”, afirmou.


As denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas de forma totalmente anônima, por qualquer pessoa, pelo telefone do Disque Denúncia, o 181, pelo telefone 190 (caso seja emergencial) e também pelo site www.criaiparana.org. A população também pode ir até o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) ou, nos municípios onde não tem a especializada, na delegacia mais próxima. Além disso, é possível registrar a denúncia por meio do Disque 100 - telefone nacional para a denúncia.


Com informações da Agência Estadual de Notícias

11 visualizações
BOTAO DO PANICO.png

Criai Paraná 2019 | Todos os direitos reservados.

  • Facebook